10.10.06

PLAY 444
PEARL JAM - Pearl Jam XXXX

Desde “Riot Act”, de 2002, os fãs tem aguardado ansiosamente por um novo disco de estúdio da banda, que chega agora às lojas atendendo simplesmente pelo nome de “Pearl Jam”. O álbum traz 13 faixas com uma sonoridade mais crua, o que talvez não seja necessariamente uma novidade em se tratando do Pearl Jam, que se mostrou ao mundo na era do grunge e suas camisas de flanela xadrez, no início dos anos 90.
O Pearl Jam sempre deu sinais, com suas letras politizadas e de cunho social, de que estava muito à frente do aparente desleixo, principalmente com o visual, marca registrada de seus conterrâneos de Seattle, como Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains entre dezenas de outros.
Como um reflexo natural do sucesso e pretígio que a banda passou a desfrutar junto aos seus fãs, mídia e mercado fonográfico, a pirataria começou a rolar solta, principalmente em torno das sensacionais apresentações do Pearl Jam, como os brasileiros puderam conferir em 2005. Foi aí que, sempre inovando, Eddie Vedder e Cia mostraram que além de criativos musicalmente, também o são no terreno dos negócios e administração da carreira da banda, lançando em CD, a preços populares, os seus próprios ‘piratas’, que podem ser comprados no site oficial, inclusive os shows no Brasil. A disponibilização para download gratuíto do primeiro single “World Wide Suicide” e da íntegra do novo álbum em streaming para que pudesse ser ouvido uma semana antes do lançamento, também são exemplos disso.
Somados os discos criativos, a simpatia e os shows memoráveis, não é preciso dar mais detalhes dos motivos pelos quais os fãs colocam a banda entre as mais respeitadas do mundo na atualidade. E “Pearl Jam” não os decepcionará. O CD abre com a enérgica “Life Wasted”, seguindo com “World Wide Suicide”, “Comatose”, a mais direta do álbum, que remete a álbuns como “Vs” de 1993 e “Vitalogy” de 1994. “Unemployable” (desqualificado), que embora tenha uma levada alto astral, fala sobre um cara que longe de casa, segue com fé o seu caminho enfrentando as agruras da vida. “I’ve seen the light - Scared alive - I’m here to die - Scared alive” (Eu vi a luz - assustadoramente vivo - estou aqui para morrer - assustadoramente vivo).
Destaque também para “Severed Hand”, “Gone” e “Inside Job”, que fecha o álbum. Se você gosta de Pearl Jam, não perca tempo e complete sua coleção. Já se você não se inclui entre os fãs mais ardorosos, “Pearl Jam”, um dos melhores CDs da carreira da banda, é a oportunidade para deixar o preconceito um pouco de lado e conhecer melhor o trabalho desses caras.
Cesar Dechen

Nenhum comentário: