5.10.06

PLAY 444
IRON MAIDEN - A Matter of Life And Death XXX

Três décadas de carreira e mais de duas dezenas de álbuns lançados. Será que o Iron Maiden ainda consegue emocionar alguém?
O Iron sempre foi uma banda que deu muito valor a sua intelectualidade musical. Além de bons arranjadores, eles sempre mostraram boas letras e temas interessantes em seus discos.
A banda que já falou de faraós e futurismo, agora vem com um novo tema. Mas ninguém terá dificuldade de descobrir quando olhar a capa do disco. Certamemte uma das mais belas da história do grupo.
Em seu 14º disco de estúdio, A Matter of Life And Death, tanto a música quanto as letras mostram peso e um clima sombrio. Não é à toa: o tema principal é a guerra. O álbum não chega a ser conceitual, mas a maior parte das faixas fala sobre este tema. Um grande exemplo, é a música "These Colors Don't Run", que analisa a motivação dos soldados em combate.
Se o som da banda não mudou muito, para a alegria de fãs e a tristeza de não-fãs, pelo menos eles mudaram a forma de trabalhar. A banda preferiu gravar as músicas ao vivo, e não gravando cada instrumento individualmente. O resultado desse processo é uma sonoridade mais natural e, também, um álbum longo. O mais longo da carreira do Iron Maiden. O primeiro single, por exemplo, "The Reincarnation of Benjamim Breeg", tem 7 minutos e 22 segundos de duração. E quase todas as faixas beira aos 6 minutos.
Na maior parte do disco, as músicas começam devagar e explodem no "meio-de-campo". O que torna um álbum pouco cansativo também. Os fãs vão gostar desse A Matter of Life And Death, não tenho dúvidas, pelo menos ele é melhor que Dance of Death, o disco anterior.
Mas a pergunta que não quer calar ainda é:
Será que o Iron Maiden ainda consegue emocionar alguém?
Bruno Eduardo

Nenhum comentário: